Sobre a Revista

O Brazilian Journal of Mammalogy (BJM) é uma revista da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) onde são publicados artigos, notas e ensaios revisados por pares, sobre temas relacionados a mamíferos Neotropicais. Resumos de teses, dissertações ou trabalhos de conclusão de curso defendidos/apresentados podem também ser enviados para publicação. São aceitos manuscritos em Português, Espanhol e Inglês.

A SBMz é uma sociedade científica sem fins lucrativos, criada em 1985, com a missão de congregar, organizar e amparar profissionais, cientistas e alunos que atuam ou estão preocupados com as temáticas ligadas à pesquisa e conservação de mamíferos. Faz parte da Rede Latino-Americana de Mastozoologia (RELAM), que congrega pesquisadores de 12 países latino-americanos e do forum da International Federation of Mammalogists (IFM), além de cooperar com a Sociedade Brasileira de Zoologia e a Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros.

POLÍTICAS

O Brazilian Journal of Mammalogy (BJM) é uma revisa brasileira de publicação contínua, com volumes anuais, dedicada ao conhecimento sobre mamíferos da região Neotropical. Publica resultados originais sobre todos os assuntos relacionados a sistemática, biologia, ecologia, e conservação de mamíferos atuais e fósseis.

TÓPICOS

  • Anatomia
  • Biogeografia
  • Comportamento
  • Conservação
  • Ecologia
  • Evolução
  • Fisiologia
  • Genética
  • Listas comentadas de espécies
  • Paleontologia
  • Taxonomia

PERIODICIDADE E ACESSO

O Brazilian Journal of Mammalogy (BJM) é uma publicação contínua da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), com números anuais e números especiais. A versão impressa é distribuída para os sócios que optam por recebê-la, com figuras em preto e branco, e uma versão online, com todas as imagens nas cores originais, é disponibilizada para todos os sócios da SBMz e autores. Material suplementar online encontra-se disponível para os sócios no site da SBMz (https://sbmz.org/publicacoes/).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A avaliação é feita por pares, em processo de duplo-cego. O envio é feito por meio dos editores associados, após a análise dos editores da revista.

HISTÓRICO DA REVISTA

A revista foi criada em 1985 como um Boletim Informativo para os sócios da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz). Em novembro de 1990, (Nº 14) foram divulgadas pela primeira vez as normas de submissão. Em 2004 passou a chamar-se Boletim da Sociedade Brasileira de Mastozoologia e ganha o ISSN. A partir de 2013, com o Nº 66, foi adotado o formato atual, com capa colorida e as seções encontradas atualmente. Foi composto um corpo editorial completo. As regras de submissão foram definidas e padronizadas desde então, com o sistema de duplo-cego para a emissão de pareceres. Desde 2015 são publicados números especiais a cada ano.