Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Carta de apresentação aos editores".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, e não contem informações relativas aos autores e suas afiliações.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Calibri de 12-pontos; expressões em outras línguas (inclusive latim), nomes de gêneros, espécies e subespécies em itálico; parágrafos justificados à direita, com espaçamento “auto” antes e depois e recuo de 1 cm na primeira linha; figuras referidas no texto como “Figura 1” ou “Figuras 1 e 2”, tabelas como “Tabela 1” ou “Tabelas 1 e 2; legendas de Figuras e as Tabelas, todos no mesmo documento, após as referências e anexos (quando houver); as figuras devem ser enviadas em arquivos separados com alta resolução.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

INFORMAÇÕES GERAIS AOS AUTORES

As submissões devem ser trabalhos inéditos, não submetidos a outro periódico. Podem ser sugeridos revisores ou a sua exclusão por conflito de interesse, informando nome, endereço eletrônico, filiação. Para isenção da taxa de publicação, deve ser anexado o comprovante de pagamento da anuidade da SBMz de, pelo menos, um dos autores ou declaração de pagamento com outros recursos.

Devido ao sistema de avaliação duplo-cego, para evitar que os revisores possam ter conhecimento da autoria do manuscrito, solicitamos que as informações de autoria e afiliação, bem como os agradecimentos, sejam enviadas em um arquivo separado.

As informações sobre afiliação devem seguir a ordem de maior para menor hierarquia. Instituição com nome por extenso, seguida da abreviação da instituição entre parênteses, departamento ou equivalente, seção ou equivalente, laboratório ou equivalente, cidade, sigla do estado, país.

 

FORMATO

Manuscritos devem ser enviados em arquivos .docx, fonte Calibri tamanho 12, espaçamento duplo, margens de 2,5 centímetros. Parágrafos justificados, com espaçamento “auto” antes e depois e recuo de 1 cm na primeira linha. Páginas sequencialmente numeradas. Expressões em outras línguas (inclusive latim), nomes de gêneros, espécies e subespécies em itálico. Utilizar sistema métrico e graus Celsius. Figuras referidas no texto como “Figura 1” ou “Figuras 1 e 2”, tabelas como “Tabela 1” ou “Tabelas 1 e 2”. Números de um a nove escritos por extenso. Horas no sistema de 24 horas. Coordenadas no formato 00o00’00”, seguidas de S e O/W (de acordo com o idioma do texto) e o Datum. Manuscritos devem seguir o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, e espécimes testemunhos devem apresentar informações sobre número de tombo e acrônimo de coleção depositária. Amostras de tecidos, parasitas e células em suspensão devem ser relacionadas aos respectivos exemplares. Números de acesso às sequências no Genbank ou EMBL são obrigatórios. Números da Licença de Coleta, de aprovação das Comissões de Ética no Uso de Animais e da Plataforma Brasil, quando pertinente, devem ser informados no último parágrafo do “Material e Métodos”. Não são aceitas notas de rodapé.

 

ESTRUTURA DO DOCUMENTO

ARTIGOS

Resumo com até 250 palavras e até cinco Palavras-Chave, em ordem alfabética, com iniciais em maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Manuscritos em português ou espanhol com resumo e as Palavras-Chave no idioma do manuscrito, seguidos pelo ABSTRACT, precedido pelo título, e Palavras-Chave em inglês. Manuscritos em inglês com resumo e as palavras-chave no idioma do manuscrito, seguidos pelo resumo, precedido pelo título, e palavras-chave em português. O corpo do texto dividido em INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS (sem subdivisões ou subtítulos), RESULTADOS (sem subdivisões ou subtítulos), DISCUSSÃO (sem subdivisões ou subtítulos), AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS, APÊNDICES (quando houver), Legendas de Tabelas e Figuras e as Tabelas, todos no mesmo documento. Quando houver MATERIAL SUPLEMENTAR ON-LINE enviar em arquivo separado. Referenciar no final da DISCUSSÃO, antes dos AGRADECIMENTOS. Títulos das seções devem ser escritos em LETRA MAIÚSCULA. As figuras devem ser enviadas em arquivos separados com alta resolução (ver especificações abaixo).

 

NOTAS

Resumo com até 100 palavras e até cinco Palavras-Chave, em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula. Manuscritos em português ou espanhol com resumo e as Palavras-Chave no idioma do manuscrito, seguidos pelo resumo, precedido pelo título, e Palavras-Chave em inglês. Manuscritos em inglês com o ABSTRACT e Palavras-Chave no idioma do manuscrito, seguidos pelo resumo, precedido pelo título, e palavras-chave em português. O corpo do texto não apresenta divisões ou apêndice, com dois parágrafos introdutórios, métodos de forma resumida, resultados preferencialmente em forma de tabela, contendo no máximo uma foto, um mapa e texto de até um parágrafo, seguido de uma breve discussão de no máximo três parágrafos. AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS, Legendas de Tabelas e Figuras e as Tabelas da mesma forma como para os artigos. Quando houver MATERIAL SUPLEMENTAR ON-LINE enviar em arquivo separado. Referenciar no final da DISCUSSÃO, antes dos AGRADECIMENTOS. As figuras devem ser enviadas em arquivo separado com alta resolução (ver especificações abaixo).

 

ENSAIOS

Resumo com até 250 palavras e até cinco Palavras-Chave, em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula. Manuscritos em português ou espanhol com o RESUMO e as Palavras-Chave no idioma do manuscrito, seguidos pelo RESUMO, precedido pelo título, e Palavras-Chave em inglês. Manuscritos em inglês com o ABSTRACT e as Palavras-Chave no idioma do manuscrito, seguidos pelo resumo, precedido pelo título, e palavras-chave em português. O corpo do texto pode apresentar formato livre, com ou sem subtítulos. AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS, Legendas de Tabelas e Figuras e as Tabelas da mesma forma como para os artigos. Quando houver MATERIAL SUPLEMENTAR ON-LINE enviar em arquivo separado. Referenciar no final da DISCUSSÃO, antes dos AGRADECIMENTOS. As figuras devem ser enviadas em arquivo separado com alta resolução (ver especificações abaixo).

 

RESUMOS

Resumos de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso devem ser enviados tal como constam do documento original (tese, dissertação etc.) contendo título com a primeira letra em maiúscula, em inglês ou português. Em seguida, o nome do autor e e-mail para contato. A seguir deve constar o programa de pós-graduação ou curso de graduação, o nome do orientador e co-orientadores, caso houver, seguido de suas instituições. Após os orientadores, deve constar a data da defesa com dia, mês e ano, e no caso de alunos com bolsa ou financiamento para pesquisa, a instituição (ou instituições) de fomento. O resumo não deve conter palavras-chave.

 

CITAÇÕES

As citações devem ser organizadas em ordem alfabética, seguida pela ordem cronológica crescente. Quando necessário, incluir letras após o mesmo ano de um mesmo autor. Exemplos: Cerqueira (1998) ou Cerqueira (1998: 14-20) ou Cerqueira (1998: figs. 1, 2) ou Cerqueira (1998a, b) ou Bonvicino & Oliveira (1998) ou Adams (2000), Bonvicino & Oliveira (1998a, b) e Markham (1890) ou (Adams, 2000; Bonvicino & Oliveira, 1998a, b; Markham, 1890) ou (M. de Vivo, com. pess. ou pers. comm. – de acordo com o idioma do texto);

Citações com mais de duas autorias devem mencionar o primeiro autor, seguido de et al. Exemplo: Cerqueira et al. (1998) ou (Cerqueira et al., 1998);

Autores com sufixos que designam graus de parentesco, citar o último sobrenome seguido do parentesco. Exemplo: Abreu-Junior (2020) ou (Cruz-Neto et al., 2020). Nas referências utilizar também o último sobrenome seguido do parentesco.

Sites deverão vir no formato http://www.citacaosite.com/xxxx/xadfasdf-asdfasdf/92832764;

Materiais de órgãos governamentais, incluindo Leis, Decretos e Instruções Normativas, citar as iniciais do órgão responsável, seguido pelo ano (BRASIL, 2009; IBGE, 2019; MMA, 2020);

 

Todas as citações apresentadas no texto, nas tabelas, figuras, apêndices e, quando houver, material suplementar online devem constar nas REFERÊNCIAS.

 

REFERÊNCIAS

Organizadas em ordem alfabética. Quando houver mais de oito (8) autores, listar os oito primeiros autores, seguido de et al.. Títulos de periódicos científicos por extenso. Campos gerados por programas de referência (e.g. Mendeley, EndNote) devem ser removidos antes da submissão. Teses, dissertações, monografias e resumos de reuniões científicas podem ser citados, mas devem ser evitados. Deve-se acrescentar o DOI ao final da referência, quando disponível. Seguem-se exemplos de formatação das referências.

 

Artigos:

Silva MJJ, Patton JL, Yonenaga-Yassuda Y. 2006. Phylogenetic relationships and karyotype evolution in the sigmodontine rodent Akodon (2n=10 and 2n=16) from Brazil. Genetics and Molecular Biology 29(3): 469-474. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-47572006000300012.

Voss RS, Hubbard C, Jansa SA. 2013a. Phylogenetic Relationships of New World Porcupines (Rodentia, Erethizontidae): Implications for Taxonomy, Morphological Evolution, and Biogeography. American Museum Novitates 3769: 1-36.

Voss RS, Lim BK, Díaz-Nieto JF, Jansa SA. 2013b. A new species of Marmosops (Marsupialia, Didelphidae) from the Pakaraima Highlands of Guyana, with remarks on the origin of the endemic Pantepui mammal fauna. American Museum Novitates 3778: 1-27.

 

Livros:

Jones M, Dickman C, Archer M. 2003. Predators with pouches. The biology of carnivorous marsupials. CSIRO Publishing, Collingwood.

 

Capítulos de Livro:

Oliveira JA, Bonvicino CR. 2006. Ordem Rodentia. Pp. 347-400, In: Reis NR, Peracchi AL, Pedro WA, Lima IP (Eds.), Mamíferos do Brasil. Editora Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

 

Dissertação ou Tese:

Loretto, D. 2012. Ecologia de pequenos mamíferos arborícolas: estado do conhecimento, métodos de amostragem e estudo populacional, com ênfase no bioma da Mata Atlântica. Tese de Doutorado em Ciências Biológicas (Ecologia), Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Conteúdo de Website:

Vieira E, Christoff A. 2008. Wilfredomys oenax. IUCN Red List of Threatened Species. Versão 2013.1. Disponível em: www.iucnredlist.org. Acessado em: 13 de agosto de 2018.

IUCN. 2013. IUCN Red List of Threatened Species. Versão 2013.1. Disponível em: www.iucnredlist.org. Acessado em: 13 de agosto de 2018.

 

Software:

Maddison WP, Maddison DR. 2009. Mesquite: a modular system for evolutionary analysis, Versão 2.7.1. Disponível em: http://mesquiteproject.org.

 

Pacotes de Software:

Harmon LJ, Weir J, Brock C, Glor R, Challenger W, Hunt G. 2009. Geiger: analysis of evolutionary diversification, R package. Disponível em: http://CRAN.R-project.org/package=geiger.http://CRAN.R-project.org/package=geiger

 

Leis, Decretos, Instruções Normativas:

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. 2009. Decreto nº 6.848, de 14 de maio de 2009. Altera e acrescenta dispositivos ao Decreto no 4.340, de 22 de agosto de 2002, para regulamentar a compensação ambiental. Brasília, 14 de maio de 2009. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/licenciamento/documentos/2009_Dec_Fed_6848.pdf. Acessado em 07 de março de 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil : compatível com a escala 1:250 000. IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Rio de Janeiro. 164 p.

 

MATERIAL SUPLEMENTAR ONLINE

Deve ser citada no texto como Figura S1, Apêndice S1, Tabela S1, Áudio S1, Vídeo S1, etc. Ao final da discussão, antes dos agradecimentos, incluir um parágrafo informando: “Informações suplementares encontram-se em https://sbmz.org/publicacoes” bem como uma breve legenda para cada arquivo.

 

LEGENDAS DE TABELAS E FIGURAS

Devem vir após as referências. As legendas das tabelas devem ser numeradas sequencialmente, seguidas das legendas das Figuras. Nomes científicos devem aparecer por extenso. Fotos devem incluir os créditos aos autores.

 

TABELAS

Apresentadas após as Legendas de Tabelas e de Figuras. Devem ser autoexplicativas, não repetindo informações das figuras ou texto. Formatadas apenas com linhas horizontais, sem marcas de sombreamento ou cores.

 

FIGURAS

Devem resumir de forma visual, para complementar e não repetir, informação fornecida no texto, enviadas em arquivos separados. Figuras importantes, mas não essenciais, devem ser submetidas como Material Suplementar Online. Figuras e gráficos devem ter resolução mínima de 300 dpi. As figuras e os gráficos coloridos serão convertidas em preto e branco para publicação impressa, sendo as figuras coloridas incluídas apenas na versão digital da revista. Figuras/Pranchas/Ilustrações, em formato bitmap, que forem legendadas/numeradas que ocupem 2 (duas) colunas (17 cm) devem ser formatadas com corpo 14, e as que ocupam uma coluna (8 cm), formatadas com corpo 10, mantendo o arquivo com camadas abertas nas extensões PSD ou TIF. Caso não possuam textos, o formato pode ser JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi. Gráficos devem ser enviados como arquivos vetoriais (XLS, AI, CDR, EPS). Caso a figura necessite de maiores detalhes, antes da publicação poderá ser solicitado aos autores o envio em melhor resolução. Uma barra de escala deve estar incluída, indicando o tamanho absoluto, quando aplicável. O comprimento da barra de escala deve estar especificado na legenda. As legendas não devem conter informação sobre o fator de magnificação (e.g. x7000; x80000). As figuras devem ser montadas de maneira a minimizar áreas brancas.

Figuras originais devem ser citadas no texto como Figura(s). Figuras de outras fontes mencionadas no texto devem vir em minúscula (figura). No caso de figuras compostas, cada parte deverá ser referida no texto como Figura 1A, Figura 1B, Figura 2C-D, etc. Neste caso, letras devem ser colocadas no canto inferior direito de cada ilustração. Os autores devem sugerir, no texto, onde as figuras podem ser inseridas.

 

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO E REVISÃO

Manuscritos submetidos deverão vir acompanhados de declaração de que se trata de trabalho inédito e não submetido ou publicado em outro periódico.

Os critérios para publicação são a qualidade e relevância do trabalho, clareza do texto, qualidade das figuras e formato de acordo com as regras de publicação. No caso de resumos de teses, dissertações e trabalhos de final de curso, considera-se que o processo de revisão foi feito pela banca avaliadora do trabalho e serão publicados na íntegra sem passar por processo de revisão adicional. Todos os arquivos (texto, figuras e comprovante de pagamento) deverão ser compactados em .zip ou .rar para que sejam enviados, quando necessário.

Submissões são direcionadas aos Editores Associados/as, que os enviarão para pelo menos dois revisores. Os Editores Associados/as retornam as revisões e recomendações para os Editores para decisão final. Toda a comunicação é registrada por meio eletrônico entre os Editores e o autor correspondente. As contribuições enviadas para a categoria “Resumos” não são submetidas ao processo de revisão (ver em “aspectos gerais”). O sistema de revisão por pares é duplo-cego.

 

NÚMEROS ESPECIAIS

Também poderão ser publicadas monografias e estudos de revisão de até 350 (trezentas e cinquenta) páginas, individualmente, em números especiais propostos por sócios da SBMz. Como apenas um número limitado deste tipo de trabalho poderá ser publicado por ano, os autores interessados devem entrar em contato com os Editores previamente à submissão. Números Especiais propostos por sócios seguem as mesmas regras de submissão e revisão dos artigos, notas e ensaios.

Artigos

RESUMO no máximo com 250 palavras e até cinco PALAVRAS-CHAVE, em ordem alfabética, com iniciais em maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Manuscritos em português ou espanhol com RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE no idioma do manuscrito, seguidos pelo ABSTRACT, precedido pelo TÍTULO, e KEYWORDS em inglês. Manuscritos em inglês com RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE no idioma do manuscrito, seguidos pelo RESUMO, precedido pelo TÍTULO, e PALAVRAS-CHAVE em português. O corpo do texto dividido em INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS (sem subdivisões ou subtítulos), RESULTADOS (sem subdivisões ou subtítulos), DISCUSSÃO (sem subdivisões ou subtítulos), AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS, APÊNDICES (quando houver), Legendas de Tabelas e Figuras e as Tabelas, todos no mesmo documento. Quando houver MATERIAL SUPLEMENTAR ON-LINE enviar em arquivo separado. Referencias no final da DISCUSSÃO, antes dos AGRADECIMENTOS. Títulos das seções devem ser escritos em LETRA MAIÚSCULA. As figuras devem ser enviadas em arquivos separados com alta resolução (ver especificações acima).

Ensaios

RESUMO no máximo com 250 palavras e até cinco PALAVRAS-CHAVE, em ordem alfabética, com iniciais em maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Manuscritos em português ou espanhol com RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE no idioma do manuscrito, seguidos pelo ABSTRACT, precedido pelo TÍTULO, e KEYWORDS em inglês. Manuscritos em inglês com RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE no idioma do manuscrito, seguidos pelo RESUMO, precedido pelo TÍTULO, e PALAVRAS-CHAVE em português. O corpo do texto pode apresentar formato livre, com ou sem subtítulos. AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS, Legendas de Tabelas e Figuras e as Tabelas, todos no mesmo documento. Quando houver MATERIAL SUPLEMENTAR ON-LINE enviar em arquivo separado. Referencias no final da DISCUSSÃO, antes dos AGRADECIMENTOS. As figuras devem ser enviadas em arquivos separados com alta resolução (ver especificações acima).

Notas

RESUMO no máximo com 100 palavras e até cinco PALAVRAS-CHAVE, em ordem alfabética, com iniciais em maiúsculas e separadas por ponto e vírgula. Manuscritos em português ou espanhol com RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE no idioma do manuscrito, seguidos pelo ABSTRACT, precedido pelo TÍTULO, e KEYWORDS em inglês. Manuscritos em inglês com RESUMO e as PALAVRAS-CHAVE no idioma do manuscrito, seguidos pelo RESUMO, precedido pelo TÍTULO, e PALAVRAS-CHAVE em português. O corpo do texto não apresenta divisões ou apêndice, com dois parágrafos introdutórios, métodos de forma resumida, resultados preferencialmente em forma de tabela, contendo no máximo uma foto, um mapa e texto de até um parágrafo, seguido de uma breve discussão de no máximo três parágrafos. AGRADECIMENTOS, REFERÊNCIAS, Legendas de Tabelas e Figuras e as Tabelas, todos no mesmo documento. Quando houver MATERIAL SUPLEMENTAR ON-LINE enviar em arquivo separado. Referencias no final da DISCUSSÃO, antes dos AGRADECIMENTOS. As figuras devem ser enviadas em arquivos separados com alta resolução (ver especificações acima).

Resumos de dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso

Resumos de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso devem ser enviados tal como constam do documento original (tese, dissertação, etc.) contendo título com a primeira letra em maiúscula, em inglês ou português. Em seguida, o nome do autor e e-mail para contato. A seguir deve constar o programa de pós-graduação ou curso de graduação, o nome do orientador(es) e co-orientador(es), caso houver, seguido de suas instituições. Após os orientador(es), deve constar a data da defesa com dia, mês e ano, e no caso de alunos com bolsa ou financiamento para pesquisa, a instituição (ou instituições) de fomento. O resumo não deve conter palavras-chave.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.