A Coleção de Mamíferos da Universidade Federal de Lavras - CMUFLA

Autores/as

  • Renato Gregorin Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos; Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada; Departamento de Biologia, Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil. 
  • Ivan Junqueira Lima Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos; Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil; Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, IDSM, Tefé, AM, Brasil.
  • Lucas Laboissieri Del Sarto Oliveira Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos; Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil. 
  • Sebastião Maximiano Corrêa Genelhú Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos; Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil. 
  • Marcelo Passamani Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos; Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada; Departamento de Biologia, Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil. 

DOI:

https://doi.org/10.32673/bjm.vie90.28

Palabras clave:

Biodiversidade, Coleção Zoológica, Curadoria, Holótipo, Mammalia

Resumen

Coleções zoológicas são instituições que abrigam espécimes testemunho da biodiversidade, fornecendo suporte para o desenvolvimento científico e inovação em várias áreas do conhecimento, que muitas vezes apenas são possíveis devido à existência dessas coleções. A Coleção de Mamíferos da Universidade Federal de Lavras (CMUFLA) foi iniciada em 2004, abarcando principalmente espécies de morcegos do estado de Minas Gerais, Brasil. Com o aporte de diversos projetos científicos e a crescente demanda de recebimento de material provindo de consultorias, houve significativo incremento do acervo com a inclusão de espécimes de várias regiões do Brasil. Com isso a CMUFLA passou a ser um importante centro de fomento e suporte às atividades de pesquisa sobre biologia, ecologia, história natural e genética de mamíferos com os espécimes depositados em seu acervo. Atualmente a CMUFLA conta com um cervo de 4.709 espécimes tombados, representando 213 espécies, 111 gêneros e 8 ordens. A CMUFLA abriga dois parátipos de Thyroptera wynneae, o holótipo de Eumops chimaera e o holótipo e parátipo de Cynomops freemani.

Citas

Gregorin G, Pavan ACO. 2019. Comitê de Coleções Científicas. SBEQ 2019.v2. Disponível em: http://www.sbeq.net/colecoes Acessado em: 15 de junho de 2021.

Olson LE. 2021. The enduring – and evolving – museum conscience. Journal of Mammalogy 102: 5-7.

Zaher H, Young PS. 2003. As coleções zoológicas brasileiras: panorama e desafios. Ciência e Cultura 55: 24-26.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Gregorin, R., Lima, I. J., Oliveira, L. L. D. S., Genelhú, S. M. C., & Passamani, M. (2021). A Coleção de Mamíferos da Universidade Federal de Lavras - CMUFLA. Brazilian Journal of Mammalogy, (e90), e90202128. https://doi.org/10.32673/bjm.vie90.28